sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FELIZ DIA DOS PAIS

No segundo domingo de Agosto é comemorado o dia dos pais, e quando falo de pai refiro-me também às mulheres que cumprem esse papel. Muito investimento foi feito na mídia para atrair os familiares para o comércio. Milhares de reais foram gastos para esse dia. Fico pensando se seria necessário lembrar que há um dia dos pais. Se vivêssemos cada dia no temor de Deus, então os pais seriam lembrados e vividos durante a vida. Presentes são dados, mas as pessoas não se dão. O dia é lembrado, mas as pessoas são esquecidas.
Esta é a geração mais sem pais que já existiu. Muitos morreram. Outros foram embora e constituíram novas famílias. Outros simplesmente se separaram e estão sós. Esqueceram do calor da família. A pesquisa mostra que os pais passam em media sete minutos, por semana, de conversa significativa com seus filhos. Também foi constatado que a ausência do pai leva os filhos a entrarem na vida sexual mais cedo. Realmente ser pai nesse mundo globalizado ficou mais complicado. Muitas vezes os pais passam a idéia de que são somente os provedores do lar. Os filhos e a esposa o vêem como um caixa forte. Outra vez o pai é sensor da família proibindo o que aparentemente é bom.
Creio que ser pai é ser provedor, amigo, companheiro, confidente e tantas outras coisas. É estar na estrada da vida com os filhos ensinando-lhes as regras do jogo dessa vida. Introduzindo-os na vida para que se tornem adultos responsáveis. É ser companheiro de viagem mostrando o melhor caminho a seguir. Muitos pais se ausentam da vida familiar mesmo estando em casa. Desligam-se das etapas de vida dos filhos e os perdem ao longo do caminho. As relações ficam simplistas e estéreis. Precisamos sentar com nossos filhos, ouvi-los, amá-los e educá-los. Ensinar o caminho por onde devem andar não é trabalho somente da mãe, mas do casal.
Gostaria de parabenizar os pais. Gostaria de encorajá-los a voltar para suas famílias e cultivarem relações promissoras com seus filhos. Valorizar seus filhos como herança do Senhor. Gostaria de encorajar os filhos a respeitarem seus pais e amá-los, demonstrando isso com palavras e atitudes.
"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como frechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta
". Sl. 127:3-5

Pr. Luiz Fernando Ramos de Souza

2 comentários:

  1. Parabéns papai pela mensagem pura e verdadeira.
    Desejo lhe que Nosso Senhor Jesus Cristo continue abençoando a voce e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Luiz Fernando. Parabéns pela mensagem!
    Às vezes, sinto saudade daquele Malafaia inflamado, pregador da velha Assembleia de Deus, anunciando a Cristo como Salvador.
    Mas ele não faz falta, pois apesar da mídia mostrar um tipo de evangelho utilitarista, tem muito pregador honesto anunciando o verdadeiro evangelho. Deus é fiel!
    Bispo José Moreno
    http://bispomoreno.wordpress.com/

    ResponderExcluir